Primeiro Ano do Curso de Pintura
O primeiro ano do curso de pintura proporciona ao aluno o contato com os conceitos básicos fundamentais das belas-artes. De modo geral, os estudos são direcionados ao aprendizado e ao aperfeiçoamento de técnicas para retrato, tanto na pintura quanto no desenho. Por esse motivo, ao longo do ano, tivemos aulas de anatomia artística, que abordaram o estudo da estrutura óssea e muscular da cabeça.
As tabelas abaixo indicam as aulas ministradas durante o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. As aulas de desenho e pintura ocorrem diariamente. Já as teóricas são ministradas no primeiro horário ou imediatamente após a disciplina de desenho. Além disso, as aulas de anatomia acontecem duas vezes por semana, sendo os conceitos explicados pelo professor uma vez por mês. A seguir, explicarei melhor as principais disciplinas.
Aulas de Pintura e Composição
As turmas do primeiro ano do curso de pintura são divididas em 6 grupos. Em regra, cada turma possui dois professores: um responsável pelas aulas de pintura e composição, e outro pelas aulas de desenho.
No meu caso, meu professor de pintura e composição foi o senhor Andrian Bersenev (Андриан Берсенев). As aulas de pintura ocorriam de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h15, horário considerado mais adequado para aproveitar a luz natural. Já as aulas de composição ocorriam aos sábados no mesmo horário.
O primeiro ano do curso busca aprofundar os conhecimentos na elaboração de retratos, composições e pintura de natureza morta. No caso dos retratos, geralmente posicionavam-se dois ou três modelos no ateliê, de modo que os alunos assumissem suas posições de acordo com a perspectiva desejada para pintar o retrato. O professor sempre escolhia a posição do modelo, as cores de fundo e as roupas que seriam usadas. Em alguns casos, especialmente no final do segundo semestre, foram solicitados retratos incluindo as mãos do modelo, a fim de preparar os estudantes para o segundo ano do curso.
A natureza morta também era escolhida pelo professor. Os objetos a serem pintados eram posicionados de acordo com a percepção e experiência do docente, permitindo que o aluno aprendesse mais com os métodos de comparação ensinados na academia.
Por fim, as composições deveriam seguir temas específicos propostos pelo professor, que poderiam incluir "caminho", "guerra", "casas antigas", ou mesmo temas diferenciados para alunos estrangeiros.
A metodologia empregada na execução dos projetos é a mesma para retratos, naturezas mortas e composições. Primeiro, fazemos um esboço que será pintado em um pequeno pedaço de tela. Esse processo é repetido algumas vezes para criar variações, das quais escolhemos a versão a ser executada na tela final. No caso das composições, a quantidade de esboços deve ser maior e abranger diversos temas.
Em seguida, apresentamos ao professor, que auxilia na seleção das melhores versões. Nesse momento, ele explica conceitos e corrige os erros dos alunos. É também quando se define o tamanho da tela.
Geralmente, os modelos repetiam as poses durante duas semanas, e nesse período o professor comparecia algumas vezes ao ateliê para verificar o progresso de cada aluno e auxiliar no aprimoramento das pinturas. Em alguns casos, o professor apenas orientava verbalmente; em outros, podia pegar nos pincéis e demonstrar técnicas de pintura.
O nosso professor chegou a pintar uma tela junto com os estudantes. Essa experiência permitiu visualizar qual era o processo (passo a passo) que um mestre adota durante a elaboração de um retrato. Mesmo durante os momentos em que estava pintando, ele observava as demais pinturas e auxiliava os alunos, indicando o que deveriam fazer para melhorar a técnica.
No final de cada semestre, os melhores retratos e composições são selecionados para compor as exposições semestrais da Repin Academy.
Após a escolha dos trabalhos, temos cerca de uma semana para preparar as pinturas e o ateliê para receber visitantes. As pinturas são emolduradas e organizadas pelo professor e, posteriormente, penduradas pelos alunos nas paredes.
Posteriormente, todos os professores da academia, antes de iniciar a exposição ao público geral, visitam todos os ateliês e avaliam os trabalhos dos alunos, atribuindo notas e selecionando as melhores pinturas para integrar o acervo da instituição.
Ao final da exposição, que costuma durar três dias, os trabalhos não selecionados podem ser recolhidos pelos alunos.
Sobre o mestre pintor e professor Andrian Bersenev (Андриан Берсенев)
Bersenev nasceu em Perm, Rússia, em 1963.
Frequentou a Escola de Arte de Perm de 1987 a 1991 e foi aceito no prestigioso Instituto Repin, em São Petersburgo, após a sua graduação. Estudou no Instituto de 1991 a 1997, recebendo o seu diploma no estúdio do Professor Oleg Arkadievich Eremeev (Олег Аркадьевич Еремеев). Foi convidado a frequentar aulas de pós-graduação no Instituto e tornou-se um professor associado altamente respeitado. Concluiu os seus estudos de pós-graduação em 2001 e, atualmente, é professor.
Bersenev pinta e leciona em São Petersburgo. Consolidou-se como um dos mestres de elite da Rússia.

Aqui estão algumas pinturas e composições realizadas durante o primeiro ano do curso de pintura da Repin Academy.

Aulas de desenho
As aulas de desenho no primeiro ano são logo após o almoço, tendo início às 15:00 e finalizando às 17:00. Assim como as aulas de pintura, no desenho também são usados modelos vivos que servem de referência para as atividades acadêmicas. Todavia, em alguns momentos é utilizada luz artificial para facilitar o estudo das sombras.
Conforme mencionado, o foco dos estudos no primeiro ano são os retratos e o pescoço. Nesse sentido, o professor de desenho Evgueni Khliunev (Евгений Хлюнев), nos acompanhou durante esse período. Posicionou os modelos de forma que pudéssemos compreender o volume, proporções e os elementos que compõem a cabeça humana, e nos explicou os detalhes necessários para desenvolver o desenho acadêmico.
Os materiais usados ficavam a critério dos alunos, sendo que o desenho do crânio, e os retratos que contêm diferentes posições dos modelos deveriam ser feitos a lápis grafite.
Além dos desenhos com modelo, também eram obrigatórios os desenhos de cópia. Nessa atividade os alunos devem escolher dois mestres e copiar desenhos que fizeram. A intenção é entender as técnicas e forma como o artista trabalhou e resolveu os problemas naquele desenho.
Evgueni Aleksandrovich Khliunev (Хлюнев Евгений Александрович) nasceu em 30 de setembro de 1983, tornando-se um dos expoentes da pintura realista contemporânea russa. Sua trajetória artística iniciou-se com distinção ao graduar-se com louvor na Escola de Arte de Nizhny Novgorod em 2005. No ano seguinte, ingressou na prestigiada Academia de Artes Repin em São Petersburgo, onde estudou até 2012 sob a orientação do célebre mestre Vitaly Pesikov, Artista do Povo da Rússia e membro titular da Academia de Artes.
.jpg)
Sua tese de diploma, intitulada "Adoração dos Magos", foi reconhecida com uma Menção Honrosa do Conselho Acadêmico, marcando o início de sua promissora carreira.
Entre 2013 e 2016, Khliunev aprofundou seus conhecimentos na Oficina Criativa de Pintura de Cavalete, mantendo-se sob a tutela do professor Pesikov. Desde 2016, consolidou sua atuação como educador, lecionando desenho na Academia Repin, onde contribui para a formação de novas gerações de artistas.
Aqui estão alguns dos desenhos realizados durante o primeiro ano do curso de pintura da Repin Academy.





































